Publicado em: 18/05/2017 11h17 - Atualizado em 22/05/2017 16h14

Paróquia Santo Antônio comemora 25 anos de evangelização

Aniversário reúne quermesse, tradicional bolo e uma revista contando sua trajetória

Anieli Barboni
Werner Munchow Evento do dia 1º de julho e festividades foram anunciados em uma coletiva, no dia 17
Uma jovem de 25 anos, mas com muitas histórias para contar e que trouxe muitos momentos marcantes para os moradores do bairro Jardim Morada do Sol, e com uma grande missão: evangelizar. É assim que a Paróquia Santo Antônio comemora seu Jubileu de Prata (dia 13 de junho), com o tema "25 anos de evangelização" e o lema "O Senhor fez em mim maravilhas" (Lucas I, 49b).
Além da festa, para celebrar esta data, foi lançada um revista de cinco mil exemplares, onde conta um pouco da história da paróquia. A revista tem 36 páginas e pode ser encontrada gratuitamente na própria paróquia. "Esta revista fala dos 25 anos da Santo Antônio e escolhemos os principais personagens, aqueles que foram grandes líderes, não porque eles têm um mérito próprio, mas porque eles personificam o espírito de um povo e uma comunidade", enfatiza o pároco da Santo Antônio, padre Caio Augusto de Andrade. "Não conseguimos incluir na revista todas as comunidades que já fizeram parte da paróquia porque isso teria um custo maior, e optamos por falar das atuais comunidades", acrescenta.
A igreja Santo Antônio do Jardim Morada do Sol foi fundada em 1981, com o padre Luiz Antônio Guedes, que contou com grande apoio da comunidade do bairro, formada na sua maioria por imigrantes vindos do Paraná e Minas Gerais. "A Santo Antônio era uma comunidade da Matriz Nossa Senhora da Candelária. A capela foi criada em 1981, quando começou a organizar a comunidade e teve apoio da família Barnabé, que doou o terreno, e apoio da dona Osvalda e do senhor Valentim, que acompanhavam o padre Luiz. Dizem que a primeira missa foi celebrada no curral", conta padre Caio.
O padre Luiz ficou na comunidade Santo Antônio até 1984, quando chegaram os padres João Augusto Piazza (pároco) e Geraldo Jacobucci (vigário Paroquial). Somente em 1992, com o padre Joaquim Aparecido Rocha, é que a igreja tornou-se uma paróquia. Ele ficou como pároco da igreja até 1998. "O padre Geraldo foi encarregado de ficar na Morada do Sol e foi o ele quem organizou as demais comunidades, como a São Pedro, São João Batista, Bom Pastor e a Perpétuo Socorro", contextualiza Caio. "Como paróquia, tivemos o Joaquim como primeiro pároco. Ele marcou muito e criou se os conselhos de Pastoral e de Financias".
Após seis anos, chegou à paróquia o padre Jerônymo Antônio Furian, que ficou de 1998 a 1999. Em 99, Marcelo Donizette Priviatelli assumiu a paróquia e ficou até 2004. "Ele é muito querido em Indaiatuba, é um artista, gosta de teatros, danças, e aqui na Morada do Sol não foi diferente, ele fez o teatro da Semana Santa que marcou muito o bairro", relembra Caio. "Depois, de 2004 a 2008, Edmilson Euclides Lovatto assumiu, ele é um estudioso, reorganizou a paróquia. Fui vigário paroquial dele a partir de 2005", conta. Passaram ainda pela paróquia os padres Alexandre Souza e Silva Moura (2008 a 2010), Victor da Silva Almeida Filho (2008 a 2010), João Paulo da Silva (2011 a 2013), Florentino Antonio dos Santos Silva (2013 a 2014) e o padre Caio, que é pároco de 2014, e que atualmente atua ao lado do padre Fernando Marçola Neves e com o diácono Jandeir Teixeira.
Atualmente a Paróquia Santo Antônio é formada por sete comunidades, sendo Santo Antônio, São João Batista, São João Paulo II, Nossa Senhora de Lourdes, São Pedro, Sagrado Coração de Jesus e a comunidade Nossa Senhora Aparecida. A Santo Antônio conta com diversas pastorais e movimentos, como de Casamento, Batismo, Primeira Comunhão, Crisma, Pastoral da Criança, Renovação Carismática, grupos de vivências e muitos outros. São ao todo cinco funcionários e mais de 500 voluntários nas sete comunidades da paróquia. Semanalmente, cerca de quatro mil pessoas passam pela igreja. Por mês são realizadas 24 missas, 20 casamentos e 35 batizados.

Programação

Quermesse
Dias: 3 e 4, 10 e 11, 17 e 18, 24 e 25 de junho
Local: calçadão da Paróquia Santo Antonio
Horário: a partir das 19h
Bolo de Santo Antônio
Dia: 13 de junho
Local: Paróquia Santo Antônio
Horário: durante todo o dia
Festa de aniversário e Som e Vida
Dia: 1º de julho
Local: Praça do Barco, Parque Ecológico
Horário: a partir das 17h

Quermese começa no dia 3

O aniversário da Paróquia Santo Antônio inclui uma série de eventos, como a quermesse, que começa no dia 3 de junho e segue até o dia 25, no calçadão da Paróquia Santo Antonio, sempre aos finais de semana, após a missa das 18h. No dia 13 de junho, durante o dia, será entregue o bolo de Santo Antônio, que será vendido nas missas que acontecerão entre o dia 1 e 13 de junho. Seguindo as comemorações, serão realizados almoços temáticos a cada dois meses. "Já viemos comemorando estes 25 anos desde o início do mês. Fizemos um almoço italiano e neste fim de semana tem o almoço mineiro, e até o final do ano teremos outros almoços. O dinheiro arrecadado também ajudará nas obras das comunidades e na reforma da paróquia", conta a coordenadora da Santo Antônio, Carmem Ajala. "Ainda como parte das festividades, teremos as missas e a quermesse que também é uma tradição, já chegamos a trazer quatro mil pessoas", acrescenta Carmem.
A festa de aniversário da paróquia e a edição do Som e Vida deste ano foi anunciada à impressa em uma coletiva na quarta-feira, dia 18. Na ocasião estava o prefeito Nilson Gaspar (PMDB), que também falou sobre o aniversário da Santo Antônio. "Temos sempre que abrir as portas à comunidade porque é um braço da prefeitura. O trabalho que a Paróquia Santo Antônio faz aqui traz as pessoas para dentro da igreja e ajuda as famílias, a tirar os jovens das drogas, aqueles que estão de depressão, e tantas outras pessoas. Vejo a festa da igreja como uma coisa muito boa e importante para o desenvolvimento da cidade", disse Gaspar.

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Filmes em cartaz
  • REI ARTHUR: A LENDA DA ESPADA
  • CORRA!
  • O RASTRO
  • ANTES QUE EU VÁ
  • GOSTOSAS, LINDAS E SEXIES
  • ALIEN: COVENANT
  • GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL. 2
  • VELOZES E FURIOSOS 8
  • A CABANA
  • O ÍDOLO (MAIO MUSICAL - DIA 23/05)
  • ARGENTINA (MAIO MUSICAL - DIA 23/05)
  • SINFONIA DA NECRÓPOLE (MAIO MUSICAL - 22/05)
  • MEMÓRIA EM VERDE E ROSA (MAIO MUSICAL - 22/05)