Publicado em: 19/05/2017 12h11 - Atualizado em 22/05/2017 11h57

Indaiatuba tem mais dois campeões no fisiculturismo

Geremias conquistou troféu no Sênior e Rízia no Women Superbody

Anieli Barboni
Indaiatuba está despontando no fisiculturismo. A cidade tem mais dois campeões: Jonas Geremias, de 29 anos, campeão da categoria Sênior acima de 95 kg no Campeonato Estreante Paulista WBBF, e Rízia Pereira de Almeida, de 31 anos, campeã Top1 na categoria Women Superbody no Paulista WFF, ambos no dia 6. A reportagem conversou com os dois atletas para saber um pouco mais da modalidade.
Esta foi a primeira competição de Geremias neste ano e ele já garantiu vaga para o Brasileiro, que será em agosto. A preparação para o Paulista começou em janeiro, mas Geremias compete há três anos. "Me dedico à musculação há 12 anos, sem interrupção. Sempre brincamos que você não vira um fisiculturista e sim nasce um, é um esporte que exige muito da pessoa. Quando você começa a perceber que é o maior da academia, ou, quando começam a falar que já está ficando estranho, é esse o momento de ingressar no esporte", garante.
Geremias conta que a rotina de treinos varia conforme a época da preparação, mas basicamente é composta por 60 a 90 minutos de musculação diária, além de 60 minutos de atividade aeróbica. "No domingo eu descanso, mas isso é o fácil. A alimentação é o mais difícil, inicio a preparação por volta de seis mil calorias diárias e conforme a competição se aproxima, esse número vai baixando até a metade", aponta. "Eu comecei a musculação com 18 anos, tenho 1,89m e pesava 70kg. Hoje, tenho em média 115 kg. Iniciei por problemas posturais (muito alto e muito magro), porém a modalidade me transformou, tenho uma saúde e a autoestima melhor, e aprendi a ter disciplina, foco e metas, pilares que me levaram ao que sou hoje como atleta e como pessoa".
O atleta também ressalta que o fisiculturismo ainda é um esporte com pouco reconhecimento. "Faltam recursos, por isso estamos sempre à procura de novas parcerias para continuar competindo. Por enquanto, meu objetivo é visando o aberto de Americana, em novembro", diz. "Infelizmente existe o estereótipo de que pessoas mais musculosas são agressivas, ignorantes ou não somos considerados atletas, mas este cenário vem mudando", acrescenta.
Feminino
Rízia também se classificou para o Brasileiro. "Esse ano foi incrível, já iniciei em clima de preparação, minha primeira disputa da carreira foi em março, onde também fui campeã", conta.
Rízia treinava desde 2012, porém só em dezembro de 2016 procurou seu técnico, Edu Miranda, para se dedicar a modalidade. "Ele é uma grande inspiração, pois é um dos melhores bodybuilders que temos no país. Fui até ele com o propósito de iniciar uma preparação regular e ele disse que poderíamos nos programar para estar nos palcos no início de 2017. Desde então, o foco passou a ser a competição", diz. "Sempre achei lindo o corpo das mulheres que competiam, mais musculoso e uma definição invejável, porém, tive alguns atrasos durante os anos que acabaram tirando meu foco, fiquei algum tempo sem treinar, retornando apenas em agosto de 2016", revela.
"É uma rotina puxada, pois temos que ajustar todas as tarefas diárias de acordo com os horários das refeições e treinos. Tenho bastante apoio da academia onde trabalho, o que facilita minha preparação. Tenho que ter muita disciplina e dedicação para me manter na dieta, que em alguns momentos fica bastante restrita, e muita disposição para realizar todos os treinos, que variam de acordo com a necessidade". Rízia volta a competir no dia 3 de junho, no Brasileiro.
O personal e instrutor Jonas Geremias compete há três anos O personal e instrutor Jonas Geremias compete há três anos (Crédito: Divulgação)
Rízia começou a se preparar para competir com Edu Miranda Rízia começou a se preparar para competir com Edu Miranda (Crédito: Divulgação)

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Filmes em cartaz
  • REI ARTHUR: A LENDA DA ESPADA
  • CORRA!
  • O RASTRO
  • ANTES QUE EU VÁ
  • GOSTOSAS, LINDAS E SEXIES
  • ALIEN: COVENANT
  • GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL. 2
  • VELOZES E FURIOSOS 8
  • A CABANA
  • O ÍDOLO (MAIO MUSICAL - DIA 23/05)
  • ARGENTINA (MAIO MUSICAL - DIA 23/05)
  • SINFONIA DA NECRÓPOLE (MAIO MUSICAL - 22/05)
  • MEMÓRIA EM VERDE E ROSA (MAIO MUSICAL - 22/05)