Publicado em: 18/01/2018 15h36 - Atualizado em 22/01/2018 15h43

Carnaval 2018 terá shows e Marchinhas

Desfile de rua é novamente adiado e tradicional marchinha será realizada em dois dias

Fábio Alexandre
Werner Münchow Acadêmicos da Grande Sul se apresenta no palco montado no Parque Ecológico no ano passado
Pelo segundo ano consecutivo, Indaiatuba não contará com desfiles de rua com blocos e escolas de samba locais. Assim como no ano passado, o Carnaval 2018 se concentrará em shows que serão realizados em palco montado ao lado do Barco no Parque Ecológico, além do tradicional Carnaval das Marchinhas, que será promovido em duas datas.
A Feai (Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba) será responsável pela Praça de Alimentação que será instalada no local. A coordenação é da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio das demais secretarias.
A programação tem início no sábado, 10 de fevereiro, com shows do Bloco Pastoral da Juventude e da escola de samba Imperador de Santa Cruz. Na segunda, dia 12, é a vez do bloco Acadêmicos da Grande Sul e da escola Acadêmicos do Sereno. As apresentações acontecem no palco montado ao lado do Barco, no Parque Ecológico, sempre a partir das 19h30.
O tradicional Carnaval das Marchinhas, que reúne um grande público todos os anos, acontece em duas datas, este ano com animação do Grupo Folia. No domingo, o evento acontece pela primeira vez no Barco, em matinê das 16h às 20h. Na segunda, as marchinhas tomam conta da Praça Prudente de Moraes, no Centro, das 19h às 23h30.
Para garantir a segurança nas proximidades do Barco, agentes de trânsito estarão no local organizando o fluxo. O trânsito será impedido apenas no entorno da Praça Prudente de Moraes, nas ruas Candelária, XV de Novembro e Cerqueira César, a partir das 15h da segunda, para os preparativos da Marchinha.
Ausência
Os presidentes das escolas de samba, Imperador de Santa Cruz e Acadêmicos do Sereno, lamentaram a ausência, pelo segundo ano consecutivo, dos desfiles de rua. "O Carnaval de Indaiatuba mudou para a Secretaria de Cultura, agora nos resta esperar para saber como será", afirma Marcia Aparecida Luca dos Santos, presidente da Imperador. "Acreditamos que seja para voltar com força total".
Marcia revela que diversas reuniões com a secretária Erika Hayashi Kikuti foram realizadas. "É claro que a escola não está satisfeita, pois integrantes e a comunidade, em geral, querem desfilar", enfatiza. "Além disso, muitos acabam indo participar dos desfiles em São Paulo e uma vez no sambódromo, dificilmente voltam a participar do Carnaval em nossa cidade".
Éder Farias, atual presidente da Acadêmicos do Sereno, concorda que a ausência do desfile de rua pode ser prejudicial. "Como quem ama Carnaval, não vejo com bons olhos esta parada. Os desfiles movimentam as quadras e possibilitam o investimento nas escolas, com a compra de novos instrumentos e materiais", aponta.
Contudo, faz um alerta às escolas e blocos de Indaiatuba. "É urgente que as escolas se organizem. Por vários anos fui carnavalesco e sei que muitas esperam janeiro chegar para trabalhar. Não dá para depender única e exclusivamente da subvenção oferecida pela prefeitura", revela. "Quando comecei no Carnaval em Indaiatuba, tínhamos muitos eventos nas quadras. É claro que a administração municipal deve fazer sua parte, pois se trata de um evento cultural, mas não pode ser a única responsável.
Para Éder, as agremiações precisam se reorganizar. "A administração deve oferecer suporte, subvenção e premiação. Para todo o resto, as escolas devem ser autossuficientes", aponta. "Já estão acontecendo reuniões com a Secretaria de Cultura, que se propôs a ajudar as escolas a se estruturarem".
Em evento realizado durante esta semana, a Tribuna ouviu o prefeito Nilson Gaspar (PMDB), que afirmou: Os desfiles não acontecerão por falta de verba mesmo. "Hoje, é a prefeitura que precisa arcar com tudo, já que as escolas não se preparam para o evento e nem são organizadas", ressaltou, sem detalhar o valor que seria destinado para a realização dos desfiles.
Sábado, 10 de fevereiro - Barco
19h30 às 21h - Bloco Pastoral da Juventude
21h30 às 23h - Escola Imperador de Santa Cruz
Domingo, 11 de fevereiro - Barco
16h às 20h - Carnaval das Marchinhas
Segunda, 12 de fevereiro - Praça Prudente de Moraes
19h às 23h30h - Carnaval das Marchinhas (Grupo Folia)
Segunda, 12 de fevereiro - Barco
19h30 às 21h - Bloco Acadêmicos da Grande Sul
21h30 às 23h - Escola Acadêmicos do Sereno

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Filmes em cartaz
  • SOBRENATURAL: A ÚLTIMA CHAVE
  • CORRENDO ATRÁS DE UM PAI
  • RODA GIGANTE
  • O TOURO FERDINANDO
  • O DESTINO DE UMA NAÇÃO
  • O ESTRANGEIRO
  • JUMANJI: BEM-VINDO À SELVA
  • FALA SÉRIO, MÃE!
  • O REI DO SHOW
  • EXTRAORDINÁRIO