Publicado em: 22/02/2018 14h48 - Atualizado em 26/02/2018 10h44

Efeito HQ: projeto discute uso dos quadrinhos em aula

Estúdio EMT promove workshop com Sonia M. Bibe Luyten e José Alberto Lovreto

Fábio Alexandre
Sonia M. Bibe Luyten e José Alberto Lovreto, o Jal, comandam no dia 14 de abril o workshop Os Quadrinhos na Educação, onde apresentam o projeto Efeito HQ: Uma Prática Pedagógica, que defende a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) em sala de aula. A palestra acontece das 9h às 12, na sede do Grupo de Teatro Estrada. A realização é da EMT Estúdio, de Moacir Torres, e as inscrições já estão abertas.
Sonia é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo com tese sobre mangá. Foi professora do Departamento de Jornalismo e Comunicações da ECA/USP (1972-1984), professora convidada da Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka e Tóquio (Japão), da Universidade Real de Utrecht (Holanda) e da Universidade de Poitiers (França).
Jal é jornalista e cartunista. Iniciou sua carreira na Folha de São Paulo, em 1973, com o personagem Zélio O Repórter. Trabalhou em diversos veículos e ganhou prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos por sua atuação na campanha Diretas Já (1984). Atualmente, é presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e sua empresa de comunicação atende a Maurício de Sousa Produções. Junto com Gualberto Costa criou o Troféu HQMIX, o "Oscar dos Quadrinhos", que em 2018 celebra sua 30ª edição.
A dupla comenta a proposta do Efeito HQ. "As histórias em quadrinhos, antes desqualificadas por educadores, hoje são a esperança do analfabetismo e consideradas auxílio na produtividade escolar. Vamos provar o que muitos professores e educadores já sabem: o interesse de crianças e jovens pelo estudo passa pelo lúdico e pela identidade visual", destacam.
Experiências
"No plano pedagógico, os quadrinhos proporcionam experiências narrativas, desde o início do aprendizado, auxiliando os alunos na aquisição de uma nova linguagem que irá ajudá-los a entender qualquer matéria", afirmam os
palestrantes. "As imagens apoiam o texto e dão aos alunos pistas contextuais para o significado da palavra. Os quadrinhos atuam como uma espécie de andaime para o conhecimento do estudante", apontam. "As histórias em quadrinhos na sala de aula também motivam os alunos relutantes ao aprendizado e à leitura, porque são envolvidos em um formato literário que eles conhecem. As HQs 'falam' com eles de uma forma que entendem e, melhor do que isto: se identificam".
A inserção das HQs pode trazer melhorias no rendimento dos alunos. "Em nossa experiência desenvolvida nos últimos anos em sala de aula, comprovamos que o uso desta linguagem integrada ao plano pedagógico pode fazer crescer o interesse e a absorção das matérias, pelos estudantes, entre 30% e 100%. A esta prática damos o nome de Efeito HQ".
Para tanto, explicam, os professores precisam apenas se familiarizar com a linguagem. "E inserir as HQs num plano já pré-estabelecido de sua matéria, antes do início do ano letivo ou não. O Efeito HQ torna-se ainda mais importante porque o período integral é o futuro das escolas e, para tanto, serão imprescindíveis estímulos que despertem sempre o interesse em aprender", completam.
A participação custa R$ 50 (depósito bancário) ou R$ 55 (Pag Seguro) e a ficha de inscrição está disponível no site www.hqfest.blogspot.com.br. A programação envolve ainda dois coffee breaks. O Teatro Estrada fica na Rua Dr. Oswaldo Cruz, 807, no bairro Cidade Nova I. Mais informações pelo telefone (19) 98157-3786.
Jal e Sonya destacam: inserção das HQs pode trazer melhorias no rendimento dos alunos Jal e Sonya destacam: inserção das HQs pode trazer melhorias no rendimento dos alunos (Crédito: Benedito Nicolau)

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Filmes em cartaz
  • PEQUENA GRANDE VIDA
  • TRAMA FANTASMA
  • PANTERA NEGRA
  • LADY BIRD: A HORA DE VOAR
  • CINELUBE - THE SQUARE: A ARTE DA DISCÓRDIA
  • CINQUENTA TONS DE LIBERDADE
  • TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME
  • VIVA: A VIDA É UMA FESTA
  • A FORMA DA ÁGUA
  • O TOURO FERDINANDO
  • EXTRAORDINÁRIO