HomeNotíciasCidade › Indaiatuba sedia competição nacional de cavalos árabes
Indaiatuba sedia competição nacional de cavalos árabes
Evento vai premiar melhores competidores em diferentes modalidades de performance e funcionalidade
Compartilhe:
Tamanho do texto: AAAAAA
Atualizado em 19/11/2010 às 19h00Publicado em 19/11/2010 às 15h40Emily Mendes - emily@tribunadeindaia.com.br
Indaiatuba recebe pela primeira vez a Exposição Nacional do Cavalo Árabe, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Árabe (ABCCA). O maior evento do gênero no Brasil teve início na quarta-feira, dia 17, e se estende até domingo, dia 21, com as finais de diferentes competições equinas e com um leilão de raças. A participação é aberta ao público.

Cerca de 800 animais do plantel de elite da raça integram as competições, em provas de performance e funcionalidade, que atraem criadores, cavaleiros e amazonas de todas as regiões brasileiras, além de admiradores da raça e visitantes de outros países. A expectativa é que 5 mil pessoas circulem pelo evento.

Plantel de elite da raça equina desfilarão pelo evento durante todo o fim de semana
DivulgaçãoPlantel de elite da raça equina desfilarão pelo evento durante todo o fim de semana

Um dos grandes destaques da etapa nacional é a Copa Ouro Cavalo Completo que promete mostrar a força, a agilidade, a versatilidade e a resistência do cavalo árabe em sete modalidades: Copas Nacionais de Seis Balizas; Três Tambores; Salto; Enduro; Cross Country; e Rédeas Espelhada.

Outro momento bastante esperado é a 9ª Copa Brasil 2010, com provas de performance, como Western Pleasure, English Pleasure, Traje Típico, Pleasure Driving e Halter (categorias Mirim Fêmea, Júnior Macho, Potranca e Potro), além do Campeonato Nacional Castrado. Serão avaliadas todo o desempenho do equino, no que se refere ao adestramento, atitude e sua forma de andar. Os arreios e equipamentos dos animais e trajes dos competidores também passam pelo crivo dos jurados.

A Exposição Nacional do Cavalo Árabe acontece no Helvetia Riding Center, localizado na Estrada do Sapezal, 1.800, no condomínio Indaiá, Helvetia.

Leilão
Para quem tem interesse em adquirir as raças, na noite de amanhã, dia 20, acontece o Leilão Excellence 2010, com grupo de animais selecionados. Serão ofertados machos, fêmeas e embriões de doadoras premiadas e produtoras de campeões a partir das 21 horas. De acordo com Paquito Carrasco, vice-presidente de fomento da ABCCA, a estimativa é que mostra nacional gere R$ 6 milhões em negócios e leilões.

Entenda a raça
O primeiro registro da raça cavalo árabe no Brasil foi na década de 1960, quando o mineiro Aloysio de Andrade Faria importou seis garanhões e seis éguas dos Estados Unidos. Os animais foram registrados no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Por meio de exposições, leitões e importações, a raça deu um salto significativo no País, acompanhando a qualidade genética do animal. Hoje o Brasil é referência mundial na qualidade do plantel da raça e fornecedor de genética para países das Américas do Sul e Norte, Europa, Oriente Médio e Austrália.

Atualmente, a associação dos criadores conta com 1 mil sócios e o Stud Book brasileiro apresenta um total de 87,5 mil animais registrados, sendo 45 mil puros sangue árabes, 6,5 mil anglo-árabes e 36 mil cruza-árabes.
Compartilhe:
Tamanho do texto: AAAAAA
Comentários (0)